Preparando o Natal: Onde e com quem?


Enquanto éramos só nós os dois era fácil. Ele queria passar sempre com a família dele, e eu queria sempre passar com a minha. Mesmo depois de morarmos juntos, quando chegava a noite de 24 de Dezembro, cada um ia para o seu lado e nunca nos fez muita confusão. 

Quando engravidei, e depois tive a minha filha, uma das coisas que me preocupava era, como seria agora?! Quando temos filhos, e todos (ambos os lados) pretendem a companhia daquele novo ser pode ser complicado. Mas tentei descomplicar e depois de expor a minha ideia ao marido, ficou assente que o 1º ano dela (com 6 meses) seria passado em nossa casa, num ambiente mais calmo e familiar, em que pôde ir para a sua caminha à sua hora, etc. 

Até aqui só tínhamos tido um ano em que juntámos ambos os lados cá em casa, foi uma confusão do caraças, embora eu goste dos ajuntamentos. No primeiro ano pós filhos, cá em casa a nós só se juntaram os nossos pais, e uns tios da minha mãe que estavam sozinhos nessa noite. 

A minha irmã e cunhado passam sempre em casa por conta dos sogros dela (desde o ano passado, agora só o sogro), as minhas cunhadas passam em casa da mais velha com os pais, e os meus pais ora passam connosco ora com a minha irmã, ora em sua casa (que não é propriamente ao lado de nenhuma das nossas). 

Ficou assente que dai para a frente faríamos um ano em casa, um com o lado dele e um com o meu. Calhou em casa no ano que ela nasceu, e três anos depois também calhou em casa no ano em que ele nasceu. O que quer dizer que este ano é o lado dos meus. E vamos pois, passar a noite de 24 a casa da minha irmã, que tem lareira, e o Natal pede lareira não pede? 

Seremos 11. A minha irmã, marido e filhos, óbvio, os nossos pais, mais eu, marido e filhos e o sogro dela. Já está tudo combinado e decidido: os anfitriões metem as entradas e petiscos, os meus pais tratam do camarão, eu faço o jantar, sobremesa e mais uns miminhos e o sogro trata das bebidas. 

Agora só me falta escolher a sobremesa a fazer, comprar todos os ingredientes e deixar o que for possível preparado com antecedência. Dispenso correrias e surpresas desagradáveis. 
E por ai? Como vão os vossos preparativos para as festas?!

Comentários

  1. Por aqui é fácil decidir. Desde que as miúdas nasceram, e enquanto são pequenas, será sempre cá em casa: natal e ano novo. Infelizmente os meus pais estão muito longe e não vêm aos Açores por motivos vários. Passamos sempre com os meus sogros (e ainda bem que pelo menos passamos com eles). :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de passar o Natal em casa e até não me importava que assim fosse, mas confesso que gosto de "ajuntamentos" e de casas cheias e a malta raramente quer vir para cá. A desculpa são sempre os três andares que têm de subir à la pata. Este ano pela primeira vez vamos passar o ano novo um bocadinho mais longe de casa, vamos levá-los à neve, a ver como corre. beijinhos

      Eliminar
  2. Ai ai que me tenho portado mal por aqui, mas leio sempre ! O blogger anda meio a dormir para mim e eu bem que gostava de ainda me reconhecer no formato mas escrever nem sempre arranjo tempo e paciência... Com o tablet leio mas escrever nem por isso é nem no computador me consigo sentar que vem logo o mini A saltar-me em cima ou puxar-me pelo braço... Eu já fiz contas dessa maneira em relação com quem passar véspera/dia natal, mas agora é ao sabor da nossa vontade !as temos sempre ficado por cá, a minha mãe nunca quer vir cá, nem nunca nos convida, e com o meu pai só no dia 25 mas ele quer sempre juntar irmãos, filhos, namorados, maridos, mulheres de todos, amigos tb são uma multidão e eu estou cada vez menos com vontade para tanta confusão... Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó querida, deve ser mútuo. É verdade que há plataformas mais tentadoras de usar que o blogger, mas como vês, para mim foi dos primeiros e embora use muito menos que antes, não consigo abandonar. Mas as visitas e comentários noutros blogs têm sido muito reduzidos perto do habitual anterior. Entendo-te bem portanto.
      Olha que a tua mãe realmente! As avós normalmente estão louquinhas por passar estas datas com os netos, mas já deu para perceber que para a dos teus filhos é um bocadinho diferente. E o teu pai! Ele tem mesmo ar de ser todo para a frente e o teu oposto... hahahah eu sou mais assim como ele, gosto de casa cheia e festa bastante!!! Deve ser do sangue espanhol... hehehe Os teus sogros passam convosco? Ou passam sozinhos?
      beijinhos
      (um dia destes passo por ai - ainda tenho prendas de anos e natal para vos entregar, mas aviso antes, claro!)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Como fazer a espargata... à minha maneira!