sexta-feira, 26 de abril de 2019

filha de peixinho... peixinho é!

A minha mais velha anda há mais de um mês entusiamadissima com o seu próximo aniversário, que é...                     no fim de Junho!

Mas a criancinha sai mesmo à mãe e há uma boa mão cheia de semanas que me entregou uns papéis escritos à mão. Eram: a lista de convidados ("só 10 mãe, que quero que seja aqui em casa com a piscina e depois não cabem todos" - que rica filha!), os convites (tinham o nome dela, o do/a convidado/a e o meu número de telefone), e ainda uma lista com as coisas que ela queria ter na festa. O tema era o de Soy Luna

Entretanto, como eu ainda por cima incentivo estas coisas, fomos as duas ver uma loja que cada vez tem mais material de festa aqui por perto, e encontrámos zero coisas da Soy Luna, mas uma série delas das LOL Surprise que são a grande loucura do momento. 

Claro que depois de pensar 0,7 segundos decidiu mudar de tema. Comprámos copos, pratos grandes e pequenos, bandeirinhas que não sendo do tema se encaixavam, photo props e guardanapos de papel. 

Numa visita ao outro lado da fronteira, comprámos mais umas coisinhas que se enquadravam no tema... balões rosa em dois tons diferentes com conféttis, balões verdes, máscaras, palhinhas de papel. Mas o mais giro foi vê-la chegar a casa e fazer um suporte para "enfeitar a mesa" com bonecas que imprimi em casa e plastifiquei, e uma caixa de cartão que lhe trago com frequência do trabalho para ela dar asas à imaginação. 

Podia ser eu a fazer essas coisas e ficar mais bonitinho? Podia! Mas vou usar tudo o que ela quiser fazer porque não podia ser melhor para a incentivar e para a deixar feliz e orgulhosa dela mesma, contribuindo assim para uma auto estima saudável. 

Assim que andamos as duas muito entusiasmadas com a festinha que temos que preparar. Já andei à procura de ideias e guardei-as no meu pinterest. Depois vou mostrando (se não me esquecer)... Hoje mostro o que já temos...




Das bonequinhas nos copos ela escolheu uma - por iniciativa própria - para ser o centro da decoração da festa (cores) que foi a ice sk8ter, esta:

Até me pediu para lhe fazer o vestido igual para a festa e também já temos os tecidos. Na altura foi ela quem me disse que cores comprar, mas em vez do rosa choque, enganou-se, pensava que era o verde água liso e comprei verde liso. Agora não sei se o substitua ou se procure algum rosa choque nos tecidos que já tenho por casa. 

O mano faz anos 3 dias depois dela, mas este ano não farão festa juntos porque ele quer a festa dele num desses espaços para festas infantis. Em 8 anos de parentalidade, será a nossa estreia, não gosto tanto, mas pelo outro lado, dá menos trabalho e é o que ele quer. 

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Do meu (amor) hobbie

Foto tirada no dia que colocámos a prateleira por cima da cama (faltava decorar minimamente) e o meu quadro de cortiça na minha parede. O catramolho em cima da mesa é a máquina de costura.



Não costumo parar muitas vezes para andar por aqui nas nets ultimamente. Geralmente só o faço quando tenho algum e-mail importante para escrever, ou quando preciso publicar algo num outro blog. 

No entanto, quando o faço, costumo sentar-me na minha cama, com o laptop no colo e hoje, ainda que fosse mais um dia igual aos demais - trabalho pela manhã, miúdos em casa pela tarde - dediquei-me a passar bastante tempo por cá, a destralhar a minha caixa de e-mail, reduzindo para 10% a quantidade de e-mails por ler. 

Após essa tarefa concluída, dei uma olhadela rápida pelos títulos do Bloglovin´. Rapidamente marquei como lidos os que não me interessavam para nada. Deixei de perder tempo com coisas que não me interessam realmente. E bastou-me passar os olhos por um blog que fala de minimalismo para parar, olhar em volta e a visão foi assustadora. 

Esta sapateira tinha como objetivo servir-nos de banco de apoio, mas é um hot spot para eu largar não sei quantos peças por reciclar, ou por coser, ou por remendar e no máximo aguenta dois dias arrumado. A estante abriga a maior parte dos meus tecidos, mas não cabem todos. Ainda há uns dias comprei mais e á não couberam, tiveram que ficar por cima da estante. O quadro já passou para a parede após esta foto. 

Quando me mudei para esta casa, fui obrigada a fazer espaço no meu quarto para a costura, bem que queria muito ter um quarto mais calmo, mas tenho um hobbie que me faz acumular muita coisa, e isso começa a interferir comigo. 

O pior, é que não me consigo desfazer dessas coisas, pelo contrário, fico imensamente feliz quando adquiro mais. E colocar tudo isto noutra divisão é impossível. Apenas por um momento fiz-me parar, olhar bem em volta e mentalmente eliminar tudo o que tenho neste quarto referente à minha costura. 

Chegar à conclusão que ficava com um quarto bem minimalista deixou-me com um sabor estranho na pele. Por um lado, senti que estava no bom caminho, pois apesar de ter o espaço do quarto bastante ocupado neste momento, mais de metade é com coisas da costura, o que significa que com os nossos pertences pessoais até nos portamos bastante bem. Por outro, as outras coisas estão cá. 

Então, o que fazer? Tentar! Tirar um dia só para separar uma série de materiais e doar, vender, fazer qualquer coisa com eles. Preciso mesmo de aliviar o peso de tudo isto em mim. Preciso mesmo de encontrar um sítio ideal. Nas próximas duas semanas estarei de férias. Queria muito dar uma grande reviravolta a tudo isto. Se conseguir, vou fazendo e mostrando os progressos. 

esta é a visão que tenho da minha cama, o nosso closet. Tinha a cómoda onde está a estante branca mas mudei recentemente. Agora temos a roupa pendurada ao fundo. Tudo o que está no lado da estante branca é material de costura. Na estante preta temos as nossas roupas e calçado e ainda mais alguns acessórios, e outros que gostamos de ter à mão. Por cima, mais material de costura. A cesta no chão continha coisas que andava a destralhar e a caixa lá ao fundo também. Esta visão é cansativa. Já pensei em colocar uma cortina branca a tapar. Não era má ideia, pois não? Sempre aliviava um pouco. 

sábado, 13 de abril de 2019

Abril |To Do's|


Este mês esqueci-me completamente disto. Não tenho planeado muito, tenho-me distraído mais, com mais coisas que me fazem sorrir e o blog tem estado mais esquecido.

Do mês passado:
👀

* rever roupas dos miúdos para a próxima estação e decidir o que precisam de novo (doar o que acho que já não serve, ou não fica bem com mais nada)

* costurar uma nova peça para mim

* Um passeio diferente em família

* Mudar o quarto dos miúdos - ainda não

* Colocar relógio de parede da cozinha, mais algumas prateleiras - ainda não


Para Abril: 

Para este mês, basicamente o único que tinha mesmo planeado, era tirar férias, que começam na próxima semana. O resto são coisas que têm de ser feitas independentemente de eu querer ou não... e outras que nos fazem falta. Assim sendo, aqui ficam as minhas intenções. 

* IRS

* Matricula do mais novo

* Comprar tecidos à Espanha

*Costurar uma pela para mim

* Fazer alterações na disposição do meu quarto

* Alterar disposição do quarto dos miúdos

* Um fim de semana em família

* Um piquenique

* Ler 2 livros 

Ano Novo... hábitos velhos

Primeira semana de 2025: checked! Uma pessoa começa cheia de vontade de trocar hábitos que nos incomodam ou que achamos não estarem tão bem,...