terça-feira, 13 de outubro de 2020

Halloween. Eu gosto, e tu?

As opiniões sobre esta festividade, neste país à beira mar plantado, são, no mínimo controversas. Mas o que os outros pensam é-me igual ao litro e cá por casa HALLOWEEN é algo que todos adoramos. Sim, as minhas crianças costumam vestir disfarces alusivos, e já participaram numa ou outra festa, onde se foi ao "doce ou travessura", com adultos responsáveis a acompanhar e com vizinhos que tendo sido avisados com antecedência, se mostraram, na maior parte dos casos participativos. Por muito que goste deste dia, também não suporto adolescentes histéricos que se aproveitam das máscaras para armar confusão e destabilizar. O que noto, é que neste país, o que não se entende, é olhado com desdém e logo lhe é posto um rótulo em cima. Falta às pessoas serem um bocadinho mais educadas em certos assuntos, para não lhes sair tanto estrume pela boca. 

Enfim... gosto de Halloween, Dia das Bruxas, o que lhe quiserem chamar. E os miúdos também. Gostam de "Nightmare before Christmas" e "The Corpse Bride" tanto quanto eu, gostam de aranhas, morcegos e esqueletos (bem, o mais novo dos esqueletos não gosta muito, é verdade!). 

Há uns anos, a minha irmã ofereceu-me uma festa de aniversário no Halloween (faço dois dias antes), na verdade eu escolhi e preparei a festa, mas foi ela que a financiou. Na altura ainda estudava, e passei horas com uma colega a fazer decorações, foi a melhor festa de sempre. Tudo pensado ao detalhe. Não encontrei muitas fotos mas deixo-vos aqui algumas. 





Isto tudo para dizer que ando muito tentada a fazer uma festinha de Halloween para os meus miúdos este ano, e mesmo que sejamos só nós, preparar tudo ao detalhe, com decoração, comida e até disfarces, tudo bem dentro do tema. 

O ano passado encontrei num supermercado com 4 letrinhas apenas, umas massinhas de halloween... pergunto-me se este ano já as terão ou não? Tenho de dar uma espreitadela. Nós só acabámos com o nosso pacote há um par de semanas, só tinha um restinho que misturei com outras massas. 

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

desafio: 3 meses sem compras


Tenho um novo desafio para mim - e para ti também se estiveres prepradado/a e com vontade para isso. Vou já dizer-te no que consiste e como cheguei lá. Até ao fim deste ano (daí os 3 meses) acabaram-se as compras de roupa e tecidos cá por casa. Temos todos mais do que suficiente, e se faltar alguma coisa, vou ter que a fazer eu - claro que esta parte do desafio só serve para quem sabe costurar! E é só isto, normalmente, as minhas exceções nestes desafios são: roupa interior, e algo que precise mesmo ser trocado (tipo bata do trabalho, ténis para escola, roupa interior (embora tenha feito as últimas dos miúdos)... 

Então e como é que cheguei a esta brilhante ideia? Leiam o testamento que já lá chegaremos. 

Depois de me lamentar da falta de publicações nos blogues de ontem, andei à procura de alguns que me interessassem ainda, que falassem diretamente aos meus interesses e me cativassem. Não é fácil, há sempre demasiada publicidade, os blogues que continuam ativos estão cheios de publicidade a algum produto e/ou serviço que pretendem vender. É tudo negócio e é por isso que fui deixando de seguir muitos dos que seguia. 

Saltitei de um para outro e acabei por passar algum tempo a ler umas publicações sobre destralhar no blog Happy Simple Mom. O que li fez sentido para mim, e fui ficando, abrindo uma atrás de outras. É que passei a sexta e o sábado a destralhar cá por casa também, e fiquei com o bichinho de destralhar mais novamente. Ando quase sempre nisso, bem sei, é uma constante, mas ainda há sítios da casa, onde coisas se vão acumulando. 

Está mais que visto que perdi um bocado o controlo naquilo que compro, e ultimamente andei a comprar mais do que precisava só porque sim, porque podia e me apetecia mimar-me com compras. Não que seja uma compradora compulsiva, mas há uns anos ganhei o hábito de comprar muito pouco, e agora já me estava a esticar comparando comigo mesma. 

Bem, isto para dizer que ao ler este blogue que vos falei acima, tropecei com este artigo que ressoou imenso na minha cabeça, é que em Agosto, desafiei-me a comprar apenas e só o necessário, no geral. A coisa correu bem, mas eu andava era mesmo com vontade de fazer um ano sem comprar roupa como aliás já fiz uma vez (menciono esse desafio aqui, num outro cantinho também meu).

Nestes dias fiz a troca das roupas de estação e fiquei a cismar com isso. A minha roupa está mais controlada - embora tenha comprado muita o ano passado, mas a dos miúdos assoberba-me um pouco. A miúda destralha com facilidade e o miúdo pouco voto tem na matéria, sendo eu quem controla o que fica e o que vai, na dúvida ele dá a opinião dele para ajudar. O problema é que dão-nos muita roupa, da qual gostamos muito e vai tendo uso. Depois, eles partilham aquele mini quarto que já mal dá para um, quanto mais para os dois. Não vejo a hora de se resolver esse problema.

Assim que, faz todo o sentido começar novamente o desafio no que toca a novas roupas. Até ao fim do ano não entra mais nenhuma (vou já dizer que vamos fazer uma exceção: a miúda precisa de um robe novo e não compensa nada fazê-lo eu, assim que em principio isso vamos comprar, mas é isso e ponto). Nesta troca de roupa já destralhámos algumas, e tenho a certeza que conforme as forem experimentando, algumas estarão curtas, ou não vão gostar de ver, enfim, o mesmo de sempre. 

Em relação a tudo o resto, fora do departamento da roupa terá que ser bem pensado e repensado antes de ser feita qualquer compra também, mesmo sem ser o foco do desafio. Não é uma questão de me privar de nada, e sim evitar o acumulo desnecessário de tralha cá por casa. É que depois sou eu que tenho de lidar com toda essa tralha. 

domingo, 4 de outubro de 2020

quando todos escreviam nos blogues

Tenho saudades, - muitas saudades -  dos tempos em que as pessoas escreviam nos seus blogues, onde havia tanta publicação por ler que não conseguia chegar a todas. Sim, temos o Instagram, e o facebook, há muita partilha por lá, mas digam o que disserem, a partilha não é a mesma, a ligação não é a mesma. Tenho saudades dos anos de ouro dos blogues, dos conteúdos, e da inspiração que daí vinha. Lembro-me dos desafios, da partilha de informação e ajuda gratuita, que dávamos e recebíamos com alegria. Não eram os gostos ou os seguidores que importavam. 

Ano Novo... hábitos velhos

Primeira semana de 2025: checked! Uma pessoa começa cheia de vontade de trocar hábitos que nos incomodam ou que achamos não estarem tão bem,...