segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Natal - As minhas sugestões DIY e minimalistas I

Esta é mais uma publicação que tinha meio escrita há mesmo muito tempo, mais precisamente para o Natal de 2016, e que fui agora resgatar e aproveitar para este próximo Natal.

Parece longe, e eu mesma não gosto nada de ver as lojas repletas de produtos e decoração alusiva ao Natal a meio de Outubro - gente, ainda temos o Halloween antes, que eu tanto gosto!!! - e não me venham com o blá blá blá que não é uma tradição nossa e o raio que o parta... - Mas, a verdade é que para quem gosta de fazer as prendas para os seus amigos e familiares como eu, tem mesmo de se organizar e começar cedo.

Agora; o meu dilema é sempre o mesmo. Adoro, mas adoro mesmo dar presentes, e acabam por acontecer duas coisas em paralelo:
 
1. gosto de os fazer, e muita gente não dá qualquer valor a coisas feitas à mão

2. cada vez mais, tento tirar tralha desnecessária da minha própria casa, e portanto, também me custa dar aos outros coisas que possam vir a tornar-se tralha com o tempo.
 
Pensei em como satisfazer a minha necessidade de mimar as pessoas à minha volta e de quem gosto, e tentar minimizar as prendas desnecessárias, e eis aqui algumas ideias e algumas sugestões, se pensas como eu:

1. Vales oferta/subscrições
Se a pessoa gosta de roupa. ofereceram-lhe vales para as suas lojas preferidas. Se a pessoa gosta de livros, ou música, façam o mesmo e por ai. Podem assinar a subscrição de uma revista, por exemplo e oferecer com um cartão de Natal. Podem também fazer uns vales caseiros que a pessoa possa utilizar quando precisar. Por exemplo, aos nossos pais já ofereci vales para um almoço fora, num sítio à escolha deles, e foi das prendas que mais apreciaram. Podem fazer vales de babysitting, massagens, passeios, etc... pensem - a sério - na pessoa a quem vão oferecer algo, personalizem, e vão ver como vale sempre a pena. 

2. Experiências
Ofereçam entradas para museus, cinema, teatro, concertos, etc. Não ocupam espaço e as experiências ficam para sempre. Até podem ir junto, e aproveitam algum tempo de qualidade. 

3. Comestíveis
É sempre uma ótima opção para quem gosta do feito em casa. Bolachas, bolos, compotas, licores, bombons - pessoalmente já fiz desses todos e são sempre bem aceites.

4. Produtos de higiene caseiros
Sabonetes, óleos personalizados, champôs, bombas para banho, água de rosas, esfoliantes, cremes... há um sem fim de receitas online que podem usar para fazer este tipo de produto em casa. Depois é só colocar numa embalagem bonita e adicionar instruções de uso, ingredientes, etc sempre que necessário. 




5. Ornamentos
Coloco esta sugestão com um pequeno senão. Tenham a certeza que a pessoa a quem vão oferecer os ornamentos monta a árvore de Natal, caso não o faça porque não gosta, não tem espaço ou por levar uma vida mais minimalista, os ornamentos tornam-se "tralha desnecessária". Cá em casa temos uma tradição desde que os miúdos nasceram, todos os anos, por cada um deles adicionamos um ornamento novo, feito à mão. Também adicionamos à nossa árvore todos os ornamentos oferecidos por amigos, comprados ou feitos por eles também, e confesso que sempre que monto a nossa árvore, o que mais gosto é de ver toda a mistura de ornamentos diferentes e ela mais cheia de tanto carinho. 

domingo, 16 de outubro de 2022

cinco anos depois


Andei para aqui a ver posts guardados em rascunhos... eram 20, nunca os cheguei a partilhar embora os tivesse iniciado. Os últimos tempos andam particularmente sensíveis por aqui e encontrar estas coisas... dá uma nostalgia... 

Escrevi isto no início de Junho de 2017, o mês e ano em que a minha filha fez 6 anos, era o começo de muito mais que tinha para dizer, mas ficou assim, aquém...

Ainda me lembro de ti pequenininha. Na ponta dos pés, esticavas-te muito para chegar à tomada da luz, hoje estás mais alta do que ela. É assim que vejo muitas vezes o quanto tu (e o mano) cresceram, pelos móveis, sítios e coisas cá de casa. E quando penso, onde estaremos daqui a dez anos... Inicialmente 10 anos parece muito tempo, mas não é, e em dez anos estarás uma mulher, com 16.

... não passaram dez anos, mas passaram cinco e já tanta coisa mudou. E a princesa - pequenininha - está quase do meu tamanho, já tem 11 anos. 

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Destes Dias #24

este post ficou perdido nos primórdios de morarmos nesta casa... não quis deixar de o publicar! 


 a minha miúda na abertura do benfica x sporting 

 a grinalda de luzes nova (do lidl) no meu quarto

miúdos de férias. primos. casa desarrumada e feliz 

mesa e cadeiras finalmente a uso. uma planta que tento que recupere

quarto em processo de destralhe

Ano Novo... hábitos velhos

Primeira semana de 2025: checked! Uma pessoa começa cheia de vontade de trocar hábitos que nos incomodam ou que achamos não estarem tão bem,...