segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Nunca hei de ser uma gaja fashion

A sério?! Uma pessoa até tenta procurar umas ideias giras para uns looks diferentes, mas depressa se sente um bicho de outro mundo e chega-se à conclusão que nunca, mas nunca se será uma pessoa que segue o ultimo grito de moda... É que procurar modelitos de inverno e apanhar com estas sugerências não é definitivamente para mim.






é inverno caraças... não é outono. 
e eu sou uma mocita muito friorenta... tem de ser com grandes casacões e cachecóis com 10 voltas ao pescoço, no mínimo. 


segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Não gosto de me mexer


Não sou pessoa de ginásios (nunca entrei em nenhum sequer), e não gosto de me exercitar (ponto). Nem sequer é bem não gostar, é mais tipo, p r e g u i ç a. Além disso, o facto de ter sido sempre magra ajuda a não me importar muito com esse lado. 

Mas eis que quando nos metemos todos a ver o American Ninja Warrior, até eu fico com pica. Caramba, aquela malta tem mesmo uma força brutal e vê-los influencia uma pessoa. Queremos ser pelo menos um bocadinho mais fortes do que somos. 


Hoje quando acabou o episódio que estávamos a ver levantei-me e disse ao marido e filhos "Vá, agora vamos todos para os pinheiros" (uma zona com percursos para corrida/caminhada, campo de futebol, basquete, aparelhos para exercícios, cordas, rampas, madeiras e ferros para treino. Ao lado ainda tem um parque para os pequenos e uma zona de lazer com mesas e bancos. 


Fui para o quarto e mudei de roupa. O marido veio atrás e fez o mesmo. Voltei para a sala e os putos continuavam de cuequinha como gostam de estar no verão. Não acreditaram que eu estava a falar a sério. 

Lá fomos os quatro. Corri 400m e caminhei outros 200m (intercalados) com os bofes de fora, mas andei para lá cerca de uma hora a exercitar-me e fiquei bastante surpreendida com algumas coisas que fui capaz de fazer, tipo, ficar pendurada numa corda (pelas mãos e a balançar) enquanto eles contavam muito devagarinho até 10. Ou fazer três elevações seguidas. 


Ou brincar nos ferros (barras). Sempre adorei pendurar-me nos ferros das balizas em miúda, e rodopiar por lá, foi onde ganhei muita da força de braços que tinha. Claro que passaram muitos anos desde então, mas não lhe perdi o jeito d'um todo. Ainda consigo fazer umas acrobacias engraçadas. 

Isto até é giro. E alguma resistência vinha a calhar. Só é pena ter ficado com as mãos todas lixadas e cheias de calos. Também devo praticar alguns exercícios abdominais pois desde que tive a mais velha que ganhei uma diástase e nunca mais recuperei. E agora a meio caminho nos trintas, a celulite também começou a dar sinais. 

Se o marido puxar por mim, até que era menina para fazer isto com mais regularidade. Não pelo peso, mas por uma questão de saúde e agilidade. Há uns dias pesei-me na balança da minha colega e amiga (nutricionista) que é toda XPTO e dá-nos aquelas percentagens todas giras... segundo a mesma, estou abaixo do IMC normal, o meu é 18,5. Tenho 50 e tal % de água no corpo, 30 e tal % de gordura, 19% de músculo, 1% de massa gorda abdominal e segundo a balança eu tenho 20 anos. Que feliz ela me deixou. ahahaha 

Nota: nenhuma destas fotos é minha, retirei-as de pesquisas online. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Destes Dias #23 (Julho em fotos)

Julho não ficou atrás do mês anterior e foi cheio de festa e animação. Foram aniversários novamente, almoços e jantares com amigos, muita diversão... 

aniversário do mais novo. 

aniversário do marido e da sobrinha. 

muita praia com filhotes e amiga da filha. 

encontrámos uma borboleta no meio da rua da avó e colcámos a pobre criatura num vaso para "voltar à terra"

mais um ano na concentração de faro

within temptation na concentração de faro. 

amor electro na concentração de faro

arranjámos um brinquedo "novo" por uns tempos 

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Destes Dias #22 (Junho em fotos)

Junho foi um mês muito cheio. Cheio de tudo. Trabalho. Férias. Aniversários. 

o nosso apartamento ficou pronto a alugar.

a nossa primeira concentração motar do ano

casa mimosa. onde passámos uns dias de férias.

a piscina, sempre só por nossa conta. 

o aniversário da mais velha.

fiz mais alterações cá por casa. 

o marido a fazer buracos para a cortina do closet. 

luna. a gatinha que apareceu por aqui uns dias e voltou a desaparecer. 

almoço no vegetariano com as colegas de trabalho. 

o peixe (corvina) que media mais de 1 metro. 

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Destes Dias #21 (Maio em fotos)

Não sei muito como passou Maio. Acho que foi o mês de começar a passar mais tempo na rua. Mais ar livre, mais brincadeira, mais praia... mais passeios. Fica aqui um pequeno registo fotográfico.

 uma salada de fruta e flores aqui do nosso campo.

 o mês em que coloquei os quadros na parede do meu quarto.

 um pneu com 3-4 parafusos nele

 quando os miúdos (tal como os pais) são fãs de American Ninja Warrior



desenho da festa da família na escola da mais velha 

 as flores foram oferta da colega de trabalho, o bebé aloe dos meus pais e a grande já cá estava (uma das plantas da minha sogra que resgatei)

o elefante prateado que comprei na feira das velharias

domingo, 4 de agosto de 2019

Agosto |To do's|



Nem acredito que há 3 meses que não escrevo nada por aqui. O que foi isto? Quase que não faz muito sentido sequer rever o que tinha por fazer da última vez que publiquei os meus objetivos para o mês. Entendo que não tenha tido muito tempo para isto em Junho e Julho, mas o que aconteceu em Maio? Porque desapareci? Já nem sei. 
Entretanto, estou cá hoje, com os meus planos e desejos, e a ver vamos como correm, ou se não deixo passar mais uns meses sem passar por este cantinho, tão especial para mim, quer seja lido ainda por alguém ou não (sinto que o instagram foi a gota final e já ninguém quer saber de blogs). 

PARA AGOSTO

* festa do pijama da minha filha com as amigas - logo a 2/8
* ir a duas feiras medievais da zona 
* acabar o livro que estou a ler (está a ir devagar, pois o interesse não tem sido por ai além)
* fazer dois macacões de criança (uma para a minha filha e outro igual para oferecer à melhor amiga no seu aniversário)
* pendurar o candeeiro no meu quarto
* fazer um canteiro em frente à janela da cozinha para plantar algumas flores 
* mais uma ida ao IKEA (e comprar lá uma #hera para oferecer à minha mana, que se fartou de gabar a minha). 

Para já, é isto. Embora saibamos que com os miúdos de férias em casa, podem aparecer mais mil coisas para fazer que não estão nos planos. Ainda. 

sábado, 4 de maio de 2019

Tarefas domésticas dos pequenos


Ora bem, os meus filhos estão a dois meses de fazer respetivamente 8 e 5 anos e há muito tempo que gostava que começassem a ajudar um pouco mais por casa. Se por um lado, ela até faz as coisas mais ou menos sempre que lhe peço, por outro ele queixa-se sempre de não saber, não conseguir e blá blá blá... 

Até para arrumar os próprios brinquedos é um castigo com este miúdo. Já ela, que até arruma quando eu mando, é bastante desarrumada - sai à mãe, mete-se nas criações dela e deixa-se levar... Gosto que seja criativa, e geralmente até fecho os olhos a alguma confusão, mas outras vezes acaba por ser demais, até para mim. 

Assim que andei a pesquisar algumas tabelas de tarefas para os miúdos e esta abaixo apareceu-me imensas vezes. Não serve cá para casa, o meu filho não faria nem metade das coisas que indicam como adequadas à sua idade. Assim, que depois de pensar bem, adaptei uma tabela que encontrei online, à nossa própria rotina e ao que, para já pretendo que façam. 

daqui

Sou a favor de lhes dar uma compensação se mantiverem o hábito de cumprir as suas tarefas. Há quem não concordo com a prática, mas vejamos, qual a diferença entre dar-lhes uma compensação porque cumpriram as suas tarefas, ou dar-lhes seja o que for só porque sim, como acontece muitas vezes?! Assim ao menos têm um objetivo, se querem algo, têm que fazer por isso. 

As tarefas que lhes atribui a cada um foram (ela):
- fazer a cama
- colocar a roupa suja no cesto
- separar roupas para lavar 
- despejar o lixo
- arrumar os brinquedos, livros, etc
- Fazer os tpc's
- guardar os sapatos no sítio (hábito que ambos já têm, mal entram em casa, tiram os sapatos e arrumam-nos no sítio)
- Pôr (e levantar) a mesa

(ele):
- fazer a cama
- colocar a roupa suja no cesto
- arrumar os brinquedos, livros, etc
- guardar os sapatos no sítio
- Pôr (e levantar) a mesa

Aos poucos, e vendo como correm estas, que a meu ver são acessíveis a ambos, iremos implementando outras novas. A tabela que fiz é semanal, com 8 colunas. Uma para as tarefas e uma para cada dia da semana. Se as cumprirem ou não, preenchemos no fim do dia com uma carinha sorridente, ou uma carinha séria. No alto tem uma fotografia de cada um para que o meu mini, que ainda não sabe ler, posso identificar qual é a dele e a da irmã. Além disso, em cada tarefa, tem também uma imagem associada à mesma para que ele possa identificá-la também. 

A minha ideia era começar a tabela no dia 1 do mês, mas como calhou num feriado, e como seria preferível começar no inicio de uma semana, só vou "exigir" deles que a completem a partir da próxima segunda feira. Depois direi como correu. 

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Maio |To Do's|


Se para Abril não estava muito focada em despachar muita coisa, apesar de estar de férias em casa, em Maio já entro com outro pensamento. Em Abril fiz algumas promessas a mim mesma, ou desafios, vá - que já deu para ver que não sou de me comprometer muito em certas coisas. Acima de tudo, pretendo suavizar um pouco mais os nossos dias e ter mais tempo para as coisas que realmente importam. Assim sendo, vamos lá ver... 

Do mês passado:
👀

* Mudar o quarto dos miúdos - ainda não mas comprei o cabide que pretendia para eliminar o roupeiro
* Colocar relógio de parede da cozinha, mais algumas prateleiras 
* IRS - ainda não, andava aqui com umas dúvidas que já esclareci e tenho que tratar disso já 
* Matricula do mais novo - ainda não, e tenho que tratar disso já também
* Comprar tecidos à Espanha
*Costurar uma peça para mim - na verdade acabei duas =D
* Fazer alterações na disposição do meu quarto
* Um fim de semana em família
* Um piquenique 
* Ler 2 livros - só li um, mas comecei o 2º no último dia de Abril 


Para Maio: 

* IRS

* Matricula do mais novo

*Terminar peças começadas há anos que ficaram por terminar (pelo menos 2)

* Alterar disposição do quarto dos miúdos

* Dentista

* Ler 2 livros 

* Implementar um quadro de incentivo para as tarefas domesticas dos miúdos 

* Retomar o meu plano mensal de aquisição de bons hábitos 

sexta-feira, 26 de abril de 2019

filha de peixinho... peixinho é!

A minha mais velha anda há mais de um mês entusiamadissima com o seu próximo aniversário, que é...                     no fim de Junho!

Mas a criancinha sai mesmo à mãe e há uma boa mão cheia de semanas que me entregou uns papéis escritos à mão. Eram: a lista de convidados ("só 10 mãe, que quero que seja aqui em casa com a piscina e depois não cabem todos" - que rica filha!), os convites (tinham o nome dela, o do/a convidado/a e o meu número de telefone), e ainda uma lista com as coisas que ela queria ter na festa. O tema era o de Soy Luna

Entretanto, como eu ainda por cima incentivo estas coisas, fomos as duas ver uma loja que cada vez tem mais material de festa aqui por perto, e encontrámos zero coisas da Soy Luna, mas uma série delas das LOL Surprise que são a grande loucura do momento. 

Claro que depois de pensar 0,7 segundos decidiu mudar de tema. Comprámos copos, pratos grandes e pequenos, bandeirinhas que não sendo do tema se encaixavam, photo props e guardanapos de papel. 

Numa visita ao outro lado da fronteira, comprámos mais umas coisinhas que se enquadravam no tema... balões rosa em dois tons diferentes com conféttis, balões verdes, máscaras, palhinhas de papel. Mas o mais giro foi vê-la chegar a casa e fazer um suporte para "enfeitar a mesa" com bonecas que imprimi em casa e plastifiquei, e uma caixa de cartão que lhe trago com frequência do trabalho para ela dar asas à imaginação. 

Podia ser eu a fazer essas coisas e ficar mais bonitinho? Podia! Mas vou usar tudo o que ela quiser fazer porque não podia ser melhor para a incentivar e para a deixar feliz e orgulhosa dela mesma, contribuindo assim para uma auto estima saudável. 

Assim que andamos as duas muito entusiasmadas com a festinha que temos que preparar. Já andei à procura de ideias e guardei-as no meu pinterest. Depois vou mostrando (se não me esquecer)... Hoje mostro o que já temos...




Das bonequinhas nos copos ela escolheu uma - por iniciativa própria - para ser o centro da decoração da festa (cores) que foi a ice sk8ter, esta:

Até me pediu para lhe fazer o vestido igual para a festa e também já temos os tecidos. Na altura foi ela quem me disse que cores comprar, mas em vez do rosa choque, enganou-se, pensava que era o verde água liso e comprei verde liso. Agora não sei se o substitua ou se procure algum rosa choque nos tecidos que já tenho por casa. 

O mano faz anos 3 dias depois dela, mas este ano não farão festa juntos porque ele quer a festa dele num desses espaços para festas infantis. Em 8 anos de parentalidade, será a nossa estreia, não gosto tanto, mas pelo outro lado, dá menos trabalho e é o que ele quer. 

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Do meu (amor) hobbie

Foto tirada no dia que colocámos a prateleira por cima da cama (faltava decorar minimamente) e o meu quadro de cortiça na minha parede. O catramolho em cima da mesa é a máquina de costura.



Não costumo parar muitas vezes para andar por aqui nas nets ultimamente. Geralmente só o faço quando tenho algum e-mail importante para escrever, ou quando preciso publicar algo num outro blog. 

No entanto, quando o faço, costumo sentar-me na minha cama, com o laptop no colo e hoje, ainda que fosse mais um dia igual aos demais - trabalho pela manhã, miúdos em casa pela tarde - dediquei-me a passar bastante tempo por cá, a destralhar a minha caixa de e-mail, reduzindo para 10% a quantidade de e-mails por ler. 

Após essa tarefa concluída, dei uma olhadela rápida pelos títulos do Bloglovin´. Rapidamente marquei como lidos os que não me interessavam para nada. Deixei de perder tempo com coisas que não me interessam realmente. E bastou-me passar os olhos por um blog que fala de minimalismo para parar, olhar em volta e a visão foi assustadora. 

Esta sapateira tinha como objetivo servir-nos de banco de apoio, mas é um hot spot para eu largar não sei quantos peças por reciclar, ou por coser, ou por remendar e no máximo aguenta dois dias arrumado. A estante abriga a maior parte dos meus tecidos, mas não cabem todos. Ainda há uns dias comprei mais e á não couberam, tiveram que ficar por cima da estante. O quadro já passou para a parede após esta foto. 

Quando me mudei para esta casa, fui obrigada a fazer espaço no meu quarto para a costura, bem que queria muito ter um quarto mais calmo, mas tenho um hobbie que me faz acumular muita coisa, e isso começa a interferir comigo. 

O pior, é que não me consigo desfazer dessas coisas, pelo contrário, fico imensamente feliz quando adquiro mais. E colocar tudo isto noutra divisão é impossível. Apenas por um momento fiz-me parar, olhar bem em volta e mentalmente eliminar tudo o que tenho neste quarto referente à minha costura. 

Chegar à conclusão que ficava com um quarto bem minimalista deixou-me com um sabor estranho na pele. Por um lado, senti que estava no bom caminho, pois apesar de ter o espaço do quarto bastante ocupado neste momento, mais de metade é com coisas da costura, o que significa que com os nossos pertences pessoais até nos portamos bastante bem. Por outro, as outras coisas estão cá. 

Então, o que fazer? Tentar! Tirar um dia só para separar uma série de materiais e doar, vender, fazer qualquer coisa com eles. Preciso mesmo de aliviar o peso de tudo isto em mim. Preciso mesmo de encontrar um sítio ideal. Nas próximas duas semanas estarei de férias. Queria muito dar uma grande reviravolta a tudo isto. Se conseguir, vou fazendo e mostrando os progressos. 

esta é a visão que tenho da minha cama, o nosso closet. Tinha a cómoda onde está a estante branca mas mudei recentemente. Agora temos a roupa pendurada ao fundo. Tudo o que está no lado da estante branca é material de costura. Na estante preta temos as nossas roupas e calçado e ainda mais alguns acessórios, e outros que gostamos de ter à mão. Por cima, mais material de costura. A cesta no chão continha coisas que andava a destralhar e a caixa lá ao fundo também. Esta visão é cansativa. Já pensei em colocar uma cortina branca a tapar. Não era má ideia, pois não? Sempre aliviava um pouco. 

sábado, 13 de abril de 2019

Abril |To Do's|


Este mês esqueci-me completamente disto. Não tenho planeado muito, tenho-me distraído mais, com mais coisas que me fazem sorrir e o blog tem estado mais esquecido.

Do mês passado:
👀

* rever roupas dos miúdos para a próxima estação e decidir o que precisam de novo (doar o que acho que já não serve, ou não fica bem com mais nada)

* costurar uma nova peça para mim

* Um passeio diferente em família

* Mudar o quarto dos miúdos - ainda não

* Colocar relógio de parede da cozinha, mais algumas prateleiras - ainda não


Para Abril: 

Para este mês, basicamente o único que tinha mesmo planeado, era tirar férias, que começam na próxima semana. O resto são coisas que têm de ser feitas independentemente de eu querer ou não... e outras que nos fazem falta. Assim sendo, aqui ficam as minhas intenções. 

* IRS

* Matricula do mais novo

* Comprar tecidos à Espanha

*Costurar uma pela para mim

* Fazer alterações na disposição do meu quarto

* Alterar disposição do quarto dos miúdos

* Um fim de semana em família

* Um piquenique

* Ler 2 livros 

terça-feira, 26 de março de 2019

Últimas leituras



Este mês já terminei dois livros. O primeiro foi Os Crimes do Vampiro de Robert Wallace.
Mais um achado no mercado das velharias local. Mais um com cheirinho a papel velho. No entanto, ao contrário do anterior, muito mais interessante a meu ver. Um bom mistério mantém-me sempre curiosa por ler o que vem a seguir.



tentei rodar o raio das fotos não sei quantas vezes... fez sempre o upload de lado... desisto... ficam mesmo assim!

Ao que parece, editado em 1965, este foi o primeiro livro de uma série do autor,  com o título "O Detetive Fantasma". Este último, é assim chamado pela sua capacidade de se transformar e tornar-se irreconhecível. Achei que seria difícil fazer algumas das coisas descritas no decorrer da estória, mas é um livro, não é? A fantasia é admitida... principalmente porque não se tornou mau d'um todo. 


O segundo livro de li foi Morri para Viver de Andressa Urach. Ao que parece a rapariga é bastante conhecida e nem sempre pelos melhores motivos, mas eu desconhecia-a totalmente. Talvez vos soe o nome, pois entre outros esteve envolvida num escândalo envolvendo o Cristiano Ronaldo. Eu que estou sempre de fora destas fofoquices não tinha ideia de quem ela era. 

O livro é uma auto-biografia, e conta como as cirurgias plásticas desmedidas, a que foi sujeita sempre em busca de um corpo perfeito, a levaram às portas da morte. Esse momento serviu porém para o acordar de uma vida de prostituição, drogas, excessos... para uma outra vida, uma outra Andressa, que se entregou à fé em Deus e na Igreja Universal. 

Independentemente de quaisquer crenças, eu achei o livro bastante interessante, se bem que depois de ler tudo o que lá é contado, não consegui deixar de pensar, se não seria esta uma outra forma dela chamar a atenção para si, agora de uma forma diferente. Gostava de acreditar que as pessoas conseguem realmente mudar, mas sou um bocadinho céptica. Acho que a índole de qualquer um não muda assim tanto, e mais tarde ou mais cedo se volta a revelar. 

Fiquei mesmo a pensar nisso, na minha pouca fé na humanidade e na capacidade do ser humano para se reerguer de forma tão radical. Pergunto-me o que dirá isso de mim? 

Ano Novo... hábitos velhos

Primeira semana de 2025: checked! Uma pessoa começa cheia de vontade de trocar hábitos que nos incomodam ou que achamos não estarem tão bem,...