daqui |
Acabei ontem de ler Inés da Minha Alma de Isabel Allende e adorei. A autora tornou-se uma das minhas preferidas desde que a li pela primeira vez há muitos anos, com "A Casa dos Espíritos".
Voltando a este último que li, e que conta a história de Inés Suarez, uma daquelas mulheres que vive muito à frente da época em que nasceu, que procura aventura e que desafia a sociedade, tomando por suas acções que se consideravam dignas apenas dos homens naqueles tempos.
Inés viajou de Espanha para o Novo Mundo onde acabou por ter um papel bastante importante na conquista e na fundação do Chile ao lado do seu parceiro Pedro de Valdivia, com quem vivia embora não fossem casados.
É impossível uma pessoa manter-se indiferente à brutalidade descrita por entre estas páginas, sem que o coração doa, foi um período de terror, de uma guerra desumana entre os colonos e os indígenas e as descrições dos ataques, dos confrontos deixam-nos a pensar no quão selvagens os homens conseguem ser e de certa forma até entendemos e aceitamos a crueldade que depois se gera, e forma-se em assim uma bola de neve sem fim.
Apesar de tudo isso, foi uma leitura muito interessante, que me manteve sempre na expectativa do que viria a seguir. A narrativa (na voz da própria Inés já velha e a morrer) está cheia de sentimento, na escrita espetacular à qual já me habituei por parte da autora.
⇲
Para começar hoje, escolhi este abaixo, que veio emprestado de casa da minha irmã e parece-me prometer. Este livro vai resgatar um personagem lendário da literatura e do cinema, sendo uma continuação de "O fantasma da Ópera" de Lloyd Webber. Já estou para o ler há um par de anos, mas de certa forma foi ficando esquecido.
Sem comentários:
Enviar um comentário