Cozinhar. Eu até gosto de o fazer. O único que me aborrece é ter de o fazer por obrigação, e ter que pensar em refeições equilibradas e que não levem muito tempo a preparar. Geralmente pensar no que preparar para almoço/jantar é coisa para me dar uma bela dor de cabeça se não andar inspirada.
Há uns dias, apetecia-me lentilhas. Atribuo-o à minha costela espanhola este gosto que tenho por lentilhas. Para quem - como o meu marido - diz que as lentilhas lhes provocam gases, fica a dica: têm de as demolhar para que isso não aconteça, sim?
Eu costumo demolhar o pacote todo, ou meio pacote, e depois congelo. Ao contrário de outras leguminosas, as lentilhas são relativamente rápidas de cozinhar, por isso, só preciso de as tirar do congelador para o tacho/panela.
Mas dizia eu que me apetecia lentilhas, mas não sabia muito bem como as preparar (não gosto de comer os alimentos sempre da mesma maneira), assim que andei a espreitar o que tinha em casa, inventei e agora partilho convosco, pois por aqui a malta gosta de lentilhas com fartura, e foi aprovada.
Ingredientes:
1 cebola média
1 cabeça de alho
1 batata doce grande
1/2 pimento vermelho
1 pedaço de frade (mais ou menos igual à batata)
1 cenoura grande
lentilhas
água q.b.
azeite
1 folha de louro
Cortar a cebola aos pedaços e refogar no azeite. Juntar os alhos com a pele, a folha de louro e os pimentos também. Quando amaciar, juntar as lentilhas e um pouco de água, deixar cozinhar alguns minutos. Se necessário verter mais água para não deixar secar. Cortar o frade e a batata doce e juntar ao tacho/panela. Temperar com sal, pimenta preta e açafrão das índias (foi uma experiência!). Cozinhar até estar tudo macio e apetitoso.
O que é o frade?! :)
ResponderEliminarVê aqui: http://trilhos-da-ana.blogspot.pt/2010/11/abobora-ou-frade.html
EliminarAhhhh :) Obrigada. Sempre a aprender. ;)
ResponderEliminarSabes que nem sabia que o nome só se usava aqui na zona? Tb aprendi qualquer coisa.
Eliminar