Cá por casa não somos vegetarianos, no entanto, grande parte das nossas refeições são vegetarianas. Não por qualquer necessidade, problema de saúde, moda, o que for mas porque quem cozinha sou eu, e eu nunca fui muito amiga de carne, sempre tive mais queda para os vegetais, leguminosas, etc e acho que o resto da malta acabou por se habituar. O marido, aprecia os pratos diferentes para fugir ao habitual no dia a dia (faz praticamente todos os almoços no trabalho e alguns jantares também). Os miúdos, um não é esquisito e come praticamente tudo, já o outro, apesar de sempre lhes ter dado carne, não é muito amigo também. Mastiga-a e joga-a fora quase sempre.
O problema é que tenho andado com uma falta de imaginação para a cozinha, que é uma coisa parva! Nunca sei o que fazer. Farto-me de abrir armários, congelador, arca congeladora, frigorífico... Não importa o que tenha, nunca sei o que fazer. Hoje porém tinha andado a fazer uma pequena lista de pratos que eram apreciados cá por casa. Um deles era frango refogado com esparguete. Foi isso que pensei fazer quando cheguei do trabalho, mas faltava-me o frango. Ao abrir um dos armários a miúda olhou também e viu o pacote de soja. Pediu logo "faz, faz, faz que eu gosto tanto!", e como fazia todo o sentido, eu fiz. Substituí o frango pela soja e pronto. Enquanto me ajudava a trazer e levar coisas do frigorifico, ela viu os brócolos. "Podemos juntar também, mamã?". E porque não? Ela adora e um verdinho a mais no prato fica sempre bem. Se iria resultar eu não sabia, mas por cá arriscamos com frequência nestas situações.
Posso dizer que correu bem, estava comestível e os miúdos limparam ambos os pratos. Deixo-vos com esta sugestão, caso queiram experimentar. Lembrem-se no entanto que eu não sou cozinheira, e que isto foi fruto das nossas invenções.
Ficou assim com este aspecto. A foto foi mesmo antes de lhe afinfar o dente, com o telemóvel mesmo. |
Refogado de soja com esparguete e brócolos
Antes de começar a preparar a receita, convém colocar a soja de molho em água abundante, durante pelo menos cerca de 15 minutos.
Ingredientes:
* azeite q.b.
* margarina (1 noz)
* 2 dentes de alho
* 1 cebola pequena
* 1 folha de louro
* polpa de tomate q.b.
* vinho branco q.b.
* 1 caldo de legumes
* 1 brócolos pequeno
* 50g - 60g de granulado de soja grossa
Colocar um fio de azeite a cobrir o fundo do tacho, juntar uma noz de margarina, 2 dentes de alho picado, uma cebola pequena picada e uma folha de louro. Refogar. Passados uns 10 minutos, acrescentar a polpa de tomate e um cubo de caldo de legumes. Mexer bem e deixar apurar. Juntar a soja demolhada (guardar a água em que foi demolhada) e os raminhos dos brócolos (eu juntei as folhas também), regar com vinho branco a gosto, e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos, mexer de vez enquanto. Juntar a água em que foi demolhada a soja, e o esparguete, mexer bem para não colar. Se necessário juntar um pouco mais de água. Uma vez que o esparguete esteja cozinhado,está pronto a servir. Bom proveito!
Se eu pudesse (leia-se: se eu não engordasse), comia "massa com coisas" todos os dias! Adoro massa e esta é mais uma receita que era bem menina para experimentar!
ResponderEliminarLol
EliminarJá eu podia comer massa tds os dias que daqui não passo.