Mais um resumo das minhas leituras

O que é que têm andado a ler por ai? Sinto-me um bocado parva a fazer esta pergunta, pois ultimamente, este blog mais parece um depósito de monólogos que ninguém ouve (lê!). Agora a sério, ainda aparece alguém aí desse lado para me ler, ou voltei aos primórdios das minhas andanças pelos blogs, quando basicamente escrevia para mim?! Enfim, isto para dizer que venho falar dos livros que andei a ler este ano até aqui. Para, mais que não seja, manter um registo escrito das minhas leituras, como sempre gostei de fazer. 


Então, após ter lido este (que menciono em último lugar nesse post), comecei a ler "Factos Memoráveis da História de Portugal" de Luís António de Almeida Macedo no início de Março. Só o fui terminar quatro meses depois. Pelo meio, li "Vida Depois da Vida" de Raymond Moody, Jr. Não foi a primeira vez que o li, já o tinha feito há uns anos, mas não pude deixar de o fazer quando o encontrei em casa dos meus pais, precisamente quando lá fomos para enterrar o meu pai. O livro, emprestei-o a ele há vários anos, esse e outro sobre o mesmo tema, estavam lá os dois. Comecei por folhear algumas passagens e depressa me vi a iniciar a leitura do início e não parei até não ter terminado. 


Não deixa de ser curioso, o primeiro livro que li em 2020 ter sido "Vida Depois da Morte"... lembro-me de sublinhar várias passagens e partilhá-las com a minha colega porque a mãe estava muito doente e ela apavorada com a possibilidade da sua morte. Mas as coisas, mesmos as mais banais, não acontecem por acaso. Este livro apareceu-me por acaso, como se adivinhasse que eu ia precisar do amparo que me deu, ou do preparo, podemos dizer assim. Quando o li, ainda não fazíamos ideia que em apenas dois meses íamos descobrir que o meu pai estava tão mal, e que a sua partida seria tão breve. E depois, curioso encontrar numa gaveta os dois livros em sua casa. 

Acima, alguns dos livros da editora Alma dos Livros. Tenho vários dos que aqui se apresentam, em lista de espera na prateleira.

Depois dessa rápida leitura, voltei ao livro que tinha começado antes, onde recordei alguns dos grandes feitos na história do nosso país, e aprendi sobre muitos outros dos quais nem tinha conhecimento. É isso que me atraí na história, é que há sempre tanto para nos ensinar, tanta coisa por descobrir e aprender. Tenho mais dois livros sobre história em Portugal, tal como este, da editora Alma dos Livros, que estou mortinha por ler, mas para já, continuam na lista, porque adquiri relativamente há pouco tempo uma série de livros novos - não comprava tantos há uma eternidade - e claro, a lista está grande. Gosto de intercalar temas, possivelmente, vou ler um desses dois a seguir, agora que penso nisso. 

E por fim, o último que li do principio ao fim, foi este aqui acima, "ZEN - A arte de viver simplesmente" de Shunmyo Masuno" e foi-me oferecido no meu aniversário em Outubro. Basicamente, é um manual com 100 práticas Zen para as diversas áreas da nossa vida. Posso dizer, que com o tempo vim a implementar muitas delas, mesmo que não seja de uma forma muito marcante. A verdade é que, conforme ia avançando nestas práticas, senti que também eu de alguma maneira vou entrando num bom caminho... um caminho com muito terreno para lavrar ainda, mas que vai avançando, e que vai melhorando muito, para que os meus passos nesta minha passagem por cá possam ser mais firmes e assertivos à medida que avanço. 

Para 2020 tinha como objetivo ler 12 livros. Estamos no fim de Agosto e eu li quatro até aqui... com mais um que vai a meio. Levo algum atraso, mas ainda não perdi a esperança de recuperar. Nem que seja para ter alguma coisa que corra bem neste ano desgraçado. 

Comentários

  1. Presente !! raramente comento mas leio sobre o que lês... Já eu não pego num livro com vontade de o ler à imenso tempo...
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Como fazer a espargata... à minha maneira!