Regresso à escola


Se há coisa que tem ocupado as cabeças dos pais e mães esta semana, tem sido o regresso às aulas. Por aqui, a coisa não é diferente. Como criatura precavida que sou, tirei estes 3 últimos dias da semana de férias - é que, até parece que adivinhava.
Ora, eu tenho dois filhos. Um de seis anos que entrou este ano para o ensino básico, e outra de nove que passou para o quarto ano. As reuniões de pais, marcadas em cima do joelho, foram ambas ontem, a dele, marcada para as 10h50 só começou às 12h e pouco e quando saímos da mesma já passavam alguns minutos das 14h. A dela, atrasou-se uns meros minutos, e também levou menos tempo.

Ambos têm professoras novas. Ele por ser o primeiro ano; ela, porque por motivos de doença, a professora dos três últimos anos não está a dar aulas, embora continue lá pela escola. Já conhecia ambas as professoras de vista, pois morei durante muito tempo perto da escola e cruzava-me com elas no café local.

Gostei imenso do discurso de apresentação de ambas as professoras, e senti-me um pouco aliviada, principalmente pelo meu pequeno. Pareceu-me que a senhora tem aquela sensibilidade necessária para se conseguir ter tudo do meu pequeno - coisa que não aconteceu com a educadora do pré-escolar e tivemos um arranque bem complicado.

Felizmente a câmara da nossa cidade, oferece os materiais escolares aos miúdos: cadernos, cores, canetas, colas, lapises, borrachas, afia, livros de atividades, cartolinas, pastas, réguas, plasticina, enfim... há já um par de anos que no inicio do ano letivo trazemos um saco cheio de material, que ajuda e muito, no orçamento familiar.

Só que este ano, por culpa do Covid, esse material não nos foi entregue com antecedência como anteriormente, e apenas e só ontem. Ora, o que é que eu fiz o resto do dia? Sim, senhor. Etiquetar essa traquitana toda a dobrar, porque agora são dois (só penso naqueles pais que têm mais filhos 😖). Ah, e a miúda que precisava de um estojo com três compartimentos, só que não encontrei nenhum à venda e hoje achei que era boa ideia fazer um (ela adorou, já agora).

Forrar cadernos com papel plastificado ficou para hoje. Sim, podia só usar uma capa, mas esqueci-me de as comprar quando saí de casa, e depois, bem, não houve pachorra para voltar a fazê-lo. A tarde toda foi só para o estojo e forrar cadernos - que por aqui ainda os decoramos com recortes e desenhos.

Hoje foi o primeiro dia do mais novo. Ia entusiasmado e voltou super feliz. Foram apenas duas horitas e nem mochila levou hoje. Amanhã é que arranca a sério e vamos lá ver como corre. Ela está para lá de ansiosa e nem consegue adormecer. É uma ansiedade "boa", está feliz por voltar a ver os amigos, voltar a aprender. Sinto que o regresso às aulas chegou de rompante, com toda a informação ao mesmo tempo e que nem tive tempo de conversar com eles sobre a nova realidade do regresso à escola.

No entanto, estou tranquila. Concordo com a maior parte das medidas que a escola tomou para enfrentar este novo desafio. Temos que manter a calma, transmitir essa calma aos miúdos. Não podemos garantir que tudo vai correr bem, mas podemos ter esperança e acreditar que sim, não é? 

Comentários

  1. Por cá tem corrido dentro do esperado, não fossem as obras na cantina roubar metade do recreio e os miudos so poderem brincar em zonas rotativas por entre as turmas: uma semana ficam numa zona, noutra noutro espaço... O André brinca nos dois parques mesmo sem ser permitido, bem tentam tirar ele de lá... Já deixou de entrar à mesma hora que os coleguinhas, dava sempre barraca e nunca o conseguiam por na sala: Hoje entrou à mesma hora que o irmão... Enquanto não houver baiXAS DE NINGUEM, DOENÇAS E AFINS TUDO BEM O MA É ALGUM COMEÇAR A FICAR DOENTE... O caps lock calhou e agora tenho de ir buscar o André nem vou emendar. Beijinhos ! tudo a correr bem por aí ;o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que com o André tenham mesmo que ser mais flexíveis. Até aqui, por cá, está a correr bem. Na turma da G. já faltaram 2 ou 3 porque estiveram com febre, vómitos e diarreia. Os pais têm receio de levar os miúdos à escola a qualquer sinal de tosse, ou espirro, mas há que ter calma. O infantário ao pé da loja já fechou esta semana, uma das educadores deu positivo no teste...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Como fazer a espargata... à minha maneira!