Guerra

Queria que os motivos que me trouxessem aqui hoje fossem felizes. Mas não são. Desde a última quinta feira que me sinto mal, pequenina, insignificante e aterrorizada. 
Como assim? Como uma guerra como esta que tem lugar nesta Europa?! Em 2022. Como é que não se aprende nada com a história? Como? Não consigo ficar indiferente, não consigo tirar o pensamento desta porcaria o dia inteiro. O choque inicial do primeiro dia deixou-me fisicamente doente. 

Ainda há coisa de um ano, lia um livro que descrevia o cenário de guerra em Sarajevo... sobre esse livro, escrevi...

Há passagens tão brutais que dei por mim a suster a respiração, a ter que fazer uma pausa, engolir um suspiro ou outro em seco, para poder continuar.
Lembrei-me muitas vezes de ser menina e ouvir falar desta guerra. Dos horrores que era uma guerra, e de ficar aterrorizada porque cheguei a ouvir o barulho ensurdecedor de (penso eu que eram) caças a sobrevoarem-nos. Na altura morava em Espanha, e não me perguntem porque conseguíamos ouvi-los de vez enquanto, mas aconteceu algumas vezes e toda eu tremia

Pouco depois, sobre a II Guerra mundial... Escrevi:

Dói ler estes relatos históricos, por vezes é quase impossível conseguir imaginar o que milhares de pessoas sofreram nas mãos de nazis sem qualquer pingo de humanidade. Os testemunhos dos sobreviventes são por vezes tão brutais, tão inacreditáveis! Hoje, à distância dos anos passados ouvimos falar do Holocausto e parece que não nos toca, mas devia. Devemos falar sobre isto sempre, mostrar a todas as gerações depois de nós o quão diabólico o homem consegue ser.
Curiosamente, enquanto li o livro cruzei-me com dois documentários na tv sobre esta altura, entre uma coisa e outra, nomes que se repetiram entre os livros e os documentários, senti que consegui perceber ainda melhor esta história e o quão condescendentes os alemães do pós-guerra foram com estes criminosos de guerra que na sua maioria escaparam impunes, ou com penas tão insignificantes que foram quase uma ofensa para os sobreviventes, um outro tipo de tortura.

Será que tudo se repete? Durante quanto tempo durará esta guerra? Será esta a tão temida III Guerra Mundial? O que vem ainda por ai? Estamos todos em risco? 

Confesso. As guerras, os desastres naturais são coisas que me dão um pavor terrível, porque vejo o quão pouco controlo temos sobre as nossas próprias vidas e dos outros. Ouvir falar em guerra, em ameaças de ataques com armas nucleares, tudo isso me deixa em estado de alerta, com medo, principalmente porque sou mãe, principalmente porque coloquei-os no mundo e não posso protegê-los da loucura do Homem.

E isto sou eu! Eu que estou geograficamente tão longe (ou tão perto), que apenas vejo os horrores por uma tela. Encolhe-me a alma, o coração, todo o espírito pensar naqueles que lá estão, a lutar, a esconderem-se, a tentar escapar. Até os que estão a lutar e a morrer às ordens de um ditador, um louco, um demónio, com o qual nem sequer concordam. A verem toda a sua vida a desaparecer em horas... caramba, a cada segundo.

Acabem com isto! Que as vidas humanas sejam colocadas, por uma vez, em primeiro lugar. Que deixem os interesses pessoais, políticos, sei lá, de lado. 

Entretanto, a vida continua para os que não estão diretamente envolvidos com este conflito... Como se nada fosse, a fazerem a sua vida, ignorando, olhando para o lado. Se calhar sou eu que tenho demasiado tempo sozinha para me abstrair disto, m e faz-me mal. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Como fazer a espargata... à minha maneira!