Tarefas domésticas dos pequenos


Ora bem, os meus filhos estão a dois meses de fazer respetivamente 8 e 5 anos e há muito tempo que gostava que começassem a ajudar um pouco mais por casa. Se por um lado, ela até faz as coisas mais ou menos sempre que lhe peço, por outro ele queixa-se sempre de não saber, não conseguir e blá blá blá... 

Até para arrumar os próprios brinquedos é um castigo com este miúdo. Já ela, que até arruma quando eu mando, é bastante desarrumada - sai à mãe, mete-se nas criações dela e deixa-se levar... Gosto que seja criativa, e geralmente até fecho os olhos a alguma confusão, mas outras vezes acaba por ser demais, até para mim. 

Assim que andei a pesquisar algumas tabelas de tarefas para os miúdos e esta abaixo apareceu-me imensas vezes. Não serve cá para casa, o meu filho não faria nem metade das coisas que indicam como adequadas à sua idade. Assim, que depois de pensar bem, adaptei uma tabela que encontrei online, à nossa própria rotina e ao que, para já pretendo que façam. 

daqui

Sou a favor de lhes dar uma compensação se mantiverem o hábito de cumprir as suas tarefas. Há quem não concordo com a prática, mas vejamos, qual a diferença entre dar-lhes uma compensação porque cumpriram as suas tarefas, ou dar-lhes seja o que for só porque sim, como acontece muitas vezes?! Assim ao menos têm um objetivo, se querem algo, têm que fazer por isso. 

As tarefas que lhes atribui a cada um foram (ela):
- fazer a cama
- colocar a roupa suja no cesto
- separar roupas para lavar 
- despejar o lixo
- arrumar os brinquedos, livros, etc
- Fazer os tpc's
- guardar os sapatos no sítio (hábito que ambos já têm, mal entram em casa, tiram os sapatos e arrumam-nos no sítio)
- Pôr (e levantar) a mesa

(ele):
- fazer a cama
- colocar a roupa suja no cesto
- arrumar os brinquedos, livros, etc
- guardar os sapatos no sítio
- Pôr (e levantar) a mesa

Aos poucos, e vendo como correm estas, que a meu ver são acessíveis a ambos, iremos implementando outras novas. A tabela que fiz é semanal, com 8 colunas. Uma para as tarefas e uma para cada dia da semana. Se as cumprirem ou não, preenchemos no fim do dia com uma carinha sorridente, ou uma carinha séria. No alto tem uma fotografia de cada um para que o meu mini, que ainda não sabe ler, posso identificar qual é a dele e a da irmã. Além disso, em cada tarefa, tem também uma imagem associada à mesma para que ele possa identificá-la também. 

A minha ideia era começar a tabela no dia 1 do mês, mas como calhou num feriado, e como seria preferível começar no inicio de uma semana, só vou "exigir" deles que a completem a partir da próxima segunda feira. Depois direi como correu. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Como fazer a espargata... à minha maneira!