A nossa opção vegetariana

Cá por casa não somos vegetarianos, no entanto, grande parte das nossas refeições são vegetarianas. Não por qualquer necessidade, problema de saúde, moda, o que for mas porque quem cozinha sou eu, e eu nunca fui muito amiga de carne, sempre tive mais queda para os vegetais, leguminosas, etc e acho que o resto da malta acabou por se habituar. O marido, aprecia os pratos diferentes para fugir ao habitual no dia a dia (faz praticamente todos os almoços no trabalho e alguns jantares também). Os miúdos, um não é esquisito e come praticamente tudo, já o outro, apesar de sempre lhes ter dado carne, não é muito amigo também. Mastiga-a e joga-a fora quase sempre. 

O problema é que tenho andado com uma falta de imaginação para a cozinha, que é uma coisa parva! Nunca sei o que fazer. Farto-me de abrir armários, congelador, arca congeladora, frigorífico... Não importa o que tenha, nunca sei o que fazer. Hoje porém tinha andado a fazer uma pequena lista de pratos que eram apreciados cá por casa. Um deles era frango refogado com esparguete. Foi isso que pensei fazer quando cheguei do trabalho, mas faltava-me o frango. Ao abrir um dos armários a miúda olhou também e viu o pacote de soja. Pediu logo "faz, faz, faz que eu gosto tanto!", e como fazia todo o sentido, eu fiz. Substituí o frango pela soja e pronto. Enquanto me ajudava a trazer e levar coisas do frigorifico, ela viu os brócolos. "Podemos juntar também, mamã?". E porque não? Ela adora e um verdinho a mais no prato fica sempre bem. Se iria resultar eu não sabia, mas por cá arriscamos com frequência nestas situações. 

Posso dizer que correu bem, estava comestível e os miúdos limparam ambos os pratos. Deixo-vos com esta sugestão, caso queiram experimentar. Lembrem-se no entanto que eu não sou cozinheira, e que isto foi fruto das nossas invenções. 

Ficou assim com este aspecto. A foto foi mesmo antes de lhe afinfar o dente, com o telemóvel mesmo. 

Refogado de soja com esparguete e brócolos

Antes de começar a preparar a receita, convém colocar a soja de molho em água abundante, durante pelo menos cerca de 15 minutos. 

Ingredientes:
* azeite q.b.
* margarina (1 noz)
* 2 dentes de alho
* 1 cebola pequena
* 1 folha de louro
* polpa de tomate q.b. 
* vinho branco q.b. 
* 1 caldo de legumes 
* 1 brócolos pequeno
* 50g - 60g de granulado de soja grossa 

Colocar um fio de azeite a cobrir o fundo do tacho, juntar uma noz de margarina, 2 dentes de alho picado, uma cebola pequena picada e uma folha de louro. Refogar. Passados uns 10 minutos, acrescentar a polpa de tomate e um cubo de caldo de legumes. Mexer bem e deixar apurar. Juntar a soja demolhada (guardar a água em que foi demolhada) e os raminhos dos brócolos (eu juntei as folhas também), regar com vinho branco a gosto, e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos, mexer de vez enquanto. Juntar a água em que foi demolhada a soja, e o esparguete, mexer bem para não colar. Se necessário juntar um pouco mais de água. Uma vez que o esparguete esteja cozinhado,está pronto a servir. Bom proveito!

Comentários

  1. Se eu pudesse (leia-se: se eu não engordasse), comia "massa com coisas" todos os dias! Adoro massa e esta é mais uma receita que era bem menina para experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol
      Já eu podia comer massa tds os dias que daqui não passo.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Ho Ho Ho Feliz Natal