Preparando o Natal - Árvore de Natal


Gosto de me organizar para tudo e mais alguma coisa. Escrever planos e listas é o meu forte. Ainda assim isso não resolve o meu problema, chego sempre às vésperas do acontecimento com imenso por resolver. Sinto que ando sempre em constante esforço para chegar onde me propus. Este ano, estou a tentar ser mais persistente em riscar afazeres da minha lista - neste caso - a lista que antecede o Natal e tudo o que preciso preparar.

Comecei por querer comprar ou fazer novos itens de decoração para a nossa casa, depois desisti da ideia. Quando desmontei a árvore depois do Natal de 2014, desmanchei-a com um alicate para ter a certeza que não caia na tentação de a usar novamente. Era pequena, e eu queria uma maior, mas caia sempre na forretice de adiar a compra de uma grande, porque tinha aquela, que acabava sempre por servir.


Nem de propósito, quando a minha irmã e cunhado deram em limpar um armazém que têm, tiraram de lá uma grande, que iam jogar fora por terem duas. Claro que me fiz ao peixe e a trouxe para casa (sorte a minha lá ter ido nesse dia). Isto para dizer que as decorações que tínhamos para a árvore pequena não davam para encher a nossa nova árvore que tinha quase o dobro do tamanho.


Como temos a tradição de fazer um ornamento novo todos os anos, lá a vamos enchendo. Este ano comprei mais um set de bolas, azuis desta vez. Azul, vermelho e prateado são as nossas cores, e realmente tínhamos muitas mais das outras e poucas azuis.


Comprei também chocolates para a nossa árvore, nos mesmos tons. Estão meio escondidos para ver quanto tempo levam os miúdos a dar com eles. Depois temos pequenas coisas que nos são especiais: todos as adereços que fizemos na nossa tradição, e isso inclui pinheirinhos de feltro, pinhas pequenas pintadas com um laço vermelho, um anjo em tecido... ainda temos algumas coisinhas que foram oferecidas por amigos; mini anjinhos que brilham no escuro, um cavalinho de madeira, um pai natal de feltro, um floco de neve, etc.


Poderia encher a nossa árvore de uma só vez, mas acho que assim tem mais piada. A maior parte das coisas que vão lá parar têm mais significado. Este ano ainda não fizemos os nossos ornamentos (um por cada miúdo), mas está num dos dias do nosso calendário. No entanto, as ideias e sugestões são tantas que dá vontade de fazer tudo, embora o tempo para as fazer não estique.


E finalmente, depois de muitos anos a querer fazê-lo, lá me dignei a costurar uma saia para a nossa árvore. Não gosto de ver os pés despidos, então como deixei sempre passar a oportunidade de a fazer um e outro ano, fui tapando com um bocado de tecido à volta, e depois cobria com os embrulhos e a coisa ia assim.


Este ano, optei por não colocar prendas debaixo da árvore. 1º porque a minha gata adora comer laços e cordões e depois, claro, vomita-os nos lugares menos indicados. 2º porque já é um castigo manter o mini longe das bolas (e ainda assim andam sempre as mãozinhas a mandar algumas ao chão), quando mais mantê-lo longe das prendas. O que vou fazer, é meter todos de uma vez, na noite de 24 para 25, assim pela manhã quando se levantarem têm uma surpresa boa.

E a vossa árvore? Já está montada? Tem alguma história, algo especial só da vossa família? 

Comentários

  1. Este ano batemos o recorde: montamos a árvore a 27 de Novembro! Também tem muitas bolas e enfeites que fomos construindo ao longo dos anos. E claro os chocolates não podiam faltar.
    A carta para o Pai Natal também já seguiu... faltam os postais para a família e os presentes!
    beijinhos e que seja uma época alegre e festiva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também tivemos um ano em que montámos a meio de Novembro. Já não recordo qual era mas já tinha a mais velha e ainda não tinha o pequenino.
      Nós tínhamos "escrever ao pai natal" no nosso calendário e por coincidência foi no dia que ela a escreveu na escolinha... já não o fez em casa.
      beijinhos

      Eliminar
  2. Este ano nada, nem árvore nem decorações.
    Quero fazer a árvore grande que já não tem desculpas: o pequeno tem 3 anos, tenho um pé novo e seguro, mas....vem a preguiça e outras coisas a fazer.
    Bem, eu também tenho bloquinhos giros e faço listas, mas depois aparece tudo o que cabe nas entrelinhas e a lista passa para outro dia, isto é, quando a leio e não faço outra, ou passo a limpo a primeira.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. E os teus ajudantes não te montam a árvore? É como dizes, já não tens desculpas para não montar a grande... hehehe...
    Eu tb sou assim com as listas. Tem dias em que faço imensas coisas e só depois as vou apontar na lista de afazeres do dia só para ter o prazer de os riscar como feitos... lol
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Ho Ho Ho Feliz Natal