Estamos a poucos dias de Dezembro



E quando se fala em Dezembro, fala-se em Natal, claro! Ao contrário de muita gente, gosto do Natal. Não sou religiosa e não é por ai que gosto desta altura. Se há hipocrisia e somos todos muito bonzinhos e solidários e troca o passo nesta altura? Sim, somos, e todos queremos contribuir para uma causa - embora seja só nesta altura. Não me excluo dessa lista. Mas que seja. Que seja pelo menos uma vez por ano - que no meu caso até não é, e quando encontro uma causa que posso ajudar dentro das minhas possibilidades, eu ajudo. Sempre me senti melhor a dar e a fazer por quem precisa do que a receber. 

Gosto do Natal porque aproxima as pessoas. Gosto das luzes nas ruas - embora cada vez sejam menos, que a eletricidade custa caro e não se pode esbanjar. Gosto de ter desculpa para mimar as pessoas de quem gosto. Gosto de dar presentes, mas não gosto nada das corridas às lojas e do dar só por se dar. Do exagero do dar. Gosto de escolher cada prenda de acordo com o seu recetor, cada prenda pensada e sempre que possível feita por nós. 

Desde que fui mãe, há quase 5 anos e meio, que o Natal ainda se tornou mais bonito, e mais interessante. Natal com crianças é muito mais especial. No entanto, apesar de manter alguma magia detesto que se ensine às criancinhas que é o Pai Natal que lhes dá as prendas. Cá em casa, até pode ser o Pai Natal que faz as entregas, mas faço questão que os miúdos saibam que foi pessoas X ou pessoa Y a dar-lhe aquela prenda. E ela já o sabe muito bem. 

Gosto de criar tradições com os meus miúdos. Em 2011, no primeiro Natal da minha filha, decidi começar a fazer um enfeito novo todos os anos, para a nossa árvore. Em 2013, começámos a fazer o calendário do advento cá em casa. Em 2014 fiz um outro calendário com caixas de fósforos que ficou super giro e que voltamos a usar em 2015 e usaremos mais uma vez, agora em 2016. Lá dentro costumo encher cada dia com uma atividade - exceto no ano passado que colocámos pequenos mimos ou docinhos nas caixas. Este ano pretendo encher novamente com atividades para fazermos todos os dias, e para quem estiver interessado em fazer um também, fica aqui a nossa lista, talvez vos sirva de inspiração. 

1. Montar a nossa árvore de Natal 
2. Dizer 3 coisas que gostamos do Natal
3. Desenhar o Pai Natal
4. Escrever ao Pai Natal
5. Dançar músicas de Natal
6. Tirar fotos de Natal
7. Enviar postais de Natal
8. Escolher brinquedos para doar
9. Fazer decorações de Natal
10. Visitar o Pai Natal (tenho que ver se vai dar para este dia ou se terei de trocar)
11. Ler uma história de Natal 
12. Escrever cartões a agradecer as prendas recebidas para dar depois do Natal
13. Visitar um presépio 
14. Fazer miminhos para as educadoras 
15. Fazer uma árvore de natal em feltro para decorarem à vontade
16. Pintar pinhas 
17. Ver filme de Natal e comer pipocas 
18. Fazer biscoitos de Natal 
19. Desenho alusivo ao Natal
20. Ver as luzes de Natal
21. Distribuir as nossas prendas pela família e amigos 
22. Jogos em família
23. Levar biscoitos aos bombeiros
24. Festejar com a família 
25. Abrir as prendas

Ainda não estou bem certa se vou seguir bem esta ordem, mas serão estas as atividades a fazer, especialmente pensadas para a minha família. 

E por ai? Que tradições têm ou gostariam de ter no vosso lar? 

Comentários

  1. Também gosto do Natal. Acho que é uma época que dá permissão às pessoas de não serem tão más e mesquinhas umas com as outras.
    O ano passado fiz um jogo com eles, em que todos os dias lhes escondia as pistas daquilo que iam fazer naquele dia.
    Este ano estou atrasada nisso e decidi que iamos criando os dias e fazendo as coisas ao sabor do tempo e deles também. sem pressões nem pressas, mas com muitas vontade de estarmos juntos a apreciarmos o facto de sermos uma família.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia de esconder as pistas é bastante divertida, mas vou-me manter "fiel ao plano" e guardar as atividades nas caixinhas e abrir uma a cada dia... heheheh... (dá menos trabalho!)
      beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Como fazer a espargata... à minha maneira!