Para o que me haveria de dar


Aproveitei que chegou por fim o frio e a chuva, e que os miúdos adormeceram ambos por volta das 21h30 para lá meter as mãos na troca de roupa de estação minha e da outra metade. Já tinha tirado os sacos do armário, mas andavam aqui pelo chão do quarto, encostados, à espera da minha atenção.

No meio desta troca, acabei por também destralhar algumas peças de roupa, pelo menos a minha parte. Não gosto de tirar as coisas dele sem a sua autorização... Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti, não é? 

Comecei a tirar uma ou outra coisinha de lado, caso me apetecesse comprar uma peça ou outra de roupa nesta inverno (não costumo comprar muita roupa, mas há vezes em que também faz bem um miminho), e quando dei por mim tinha uma pilha enorme de coisas que já não queria. Na dúvida, coloquei de parte. Se há dúvidas é porque algo não me agrada. 

em cima, a pilha de roupa quando acabei de escolher a que já não queria.
em baixo: já em sacos pronta a sair de casa.
o primeiro saco branco, é mais um saco de tralha que juntei há uns dias e que tem ficado esquecido a um canto, está na hora de sair também. 

No total acabei por separar 38 peças. Segundo algumas teorias minimalistas, de guarda roupas cápsula (que está super na moda mas ainda não me convenceu, eu logo desenvolvo noutro dia!) o ideal seria ter 37 peças de roupa por estação (curiosamente estava a ouvir este podcast enquanto andava nisto). Deu-me vontade de rir, 38 foram as peças que eu tirei do meu:

- 1 encharpe
- 10 calças 
- 1 camisa manga curta
- 14 camisolas
- 2 vestidos
- 4 tops
- 2 saias 
- 3 casacos*
- 1 camisa de dormir

* um deles forte, muito bom, mas usei pouco no ano passado e tenho outros que gosto mais!


Por pura curiosidade e já que tinha tudo arrumadinho - roupa de verão em sacos para guardar, roupa para doar em sacos no corredor para saírem amanhã, roupa de inverno guardada nos locais certos, toda a roupa que está lavada, isto é, há roupa no cesto para lavar e com essa não contei (mas creio que é praticamente tudo de verão), contei as peças que tinha no meu roupeiro, e cheguei a um belo número... 73... bem, tem um 7 e um 3, só não estão na ordem certa. 

73 peças de roupas:

- 4 casacos fortes (3 deles compridos)
- 1 blazer 
- 4 casacos de malha finos (um deles comprido)
- 5 saias
- 12 vestidos
- 3 camisas
- 1 saiote
- 1 bolero
- 1 colete
- 17 calças**
- 4 t-shirts
- 3 corpetes
- 13 camisolas ***
- 3 camisolas interiores
- 3 pijamas 

** inclui gangas, clássicas, desportivas e leggings
*** finas e grossas

preferi ficar com a parte mais pequena do nosso guarda fatos porque tenho um cabideiro à parte para as peças mais compridas, fiz prateleiras para o mesmo com restos de tábuas que já tinha e ganhei muita arrumação.
então, na primeira prateleira (ver com mais detalhe a foto acima) tenho um organizador com duas partes, na de cima tenho encharpes, xailes, etc que não contei na minha lista de peças de roupa abaixo - esqueci-me. na de baixo, tenho t-shirts e camisolas finas.
na segunda prateleira, arrumei as camisolas de malha (na foto ainda não estavam todas). na terceira, tenho uma caixa para poder puxar para fora - não é bonita, mas é funcional - com as calças. As de ganga bem dobradas, as clássicas também, as leggings e desportivas, estão enroladas para poupar espaço ficando ainda assim visíveis.  na quarta prateleira ainda não tenho nada, mas creio que vou colocar os pijamas e as camisolas interiores. na última, para já tenho calçado literalmente aos montes que ainda quero organizar.




Olhando para esta lista, concluo realmente que tenho algumas coisas a mais, mas gosto de todas e efetivamente, com exceção de alguns vestidos, são peças que me lembro de vestir no inverno passado. Há rotatividade, por isso não me vejo a desfazer-me delas para já. Pendurado é isto, falta apenas um dos casacos mais fortes porque é super pesado, por isso guardei-o no lado do moçoilo. 


Agora digam-me lá de vossa justiça. Olhando para tudo isto, acham que tenho muita ou pouca roupa comparada com a vossa? Já tive muita mais, é verdade, e até gostava de ter alguma a menos, mas ainda não estou disposta a desfazer-me de coisas que realmente gosto só porque alguém decidiu que o ideal é "X" número de peças e não "Y". 

Comentários

  1. Opá fiquei cheia de vontade de contar as minhas também. E vou já pesquisar sobre o guarda roupa cápsula.
    Olhando assim para a tua descrição acho que tenho muito menos roupa mas vou contar tudo (de inverno) assim que arrumar. Aí é que vai ser a hora da verdade. :P
    O meu problema de me desfazer de algumas coisas como calças é que tenho oscilado muito no peso e tenho imensas coisas que já não me servem mas acho sempre que podem voltar a servir. Enfim... acho que vou confiar que vou manter-me em forma e livrar-me das maiores. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E então, foste contar tudo? Fiquei curiosa para saber quantas terias também!
      Têm-me dado imensa roupa, por isso tenho tanta... e isso que nunca fico com tudo, mais de metade acabo por dar por saber que tenho já demasiada, mas quando gosto mesmo é difícil. Mas também quando gosto mesmo, uso, por isso não acho despropositado. Além de que faço revisões frequentemente e acabo sempre por tirar qualquer coisa para dar. Faço-o com a minha roupa e com a dos miúdos.

      Eliminar
    2. Oh isso agora só para a semana mas vou contar sim e organizar tudo melhor. :P Bela ideia que me deste. :D

      Eliminar
    3. Olá, já fiz a limpeza ao meu armário. Fui contando tudo mas entretanto desisti porque ia sempre encontrando mais e mais coisas em caixas e caixotes. :D
      Posso dizer-te que o que tenho mais (e a mais) eram saias e vestidos. Não tinha noção absolutamente nenhuma de que tinha tantos vestidos e tantas saias. Calças nem tanto.

      Resultado: Arrumei metade da roupa em caixas que deixei na arrecadação, limpei metade da minha parte do armário que agora só tem coisas da Maria que lá ficarão enquanto ela dormir no nosso quarto. A minha roupa ocupa agora metade do espaço da roupa do meu namorado, com casacos quentes e tudo. :D Claro que a dele está toda ali e a minha de verão está arrumada na parte de cima do armário.
      Opá que leveza e que facilidade em escolher a roupa para vestir! :D Estou satisfeitíssima!
      E ainda arranjei roupa para doar que está em ótimo estado (alguma nova).
      O melhor de tudo é que percebi que afinal não preciso de comprar algumas coisas que pensava que precisava. Só nesta arrumação, para além do espaço, poupei dezenas de euros. :D

      Eliminar
    4. Opá achei imensa piada teres-te lembrado de vir aqui comentar isto passado tanto tempo.
      Depois desta purga ainda tirei mais coisas para doar que não ficavam bem com mais nada. E ainda fui despachar mais umas calças de ganga. Tinha realmente demais. Mas eu ando sempre a tirar roupa, minha e dos miúdos. Já é tipo rotina.

      Eliminar
  2. Então não havia de me lembrar? Foi graças a este teu post que "limpei" metade do armário. ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Arte de Organizar a Sua Vida |Hideko Yamashita|

Cozinhas que eu gostei! E vocês?

Como fazer a espargata... à minha maneira!